Luana Piovani diz que foi racista: “Não cometo mais”

Patricia Calderon
4 min de leitura
Reprodução/Internet.

Luana Piovani usou as redes sociais para relatar que alguém teria procurado pessoas próximas a ela para questionar um comentário considerado racista feito em 2016 durante uma resposta a uma usuária na internet. Ao revisitar o episódio, ela reconheceu o erro e afirmou que sua compreensão sobre o tema era limitada na época. “Para você ver, eu, como praticamente o mundo inteiro e o Brasil todo éramos racistas e eu não sabia”, comentou, ao reforçar que o comentário aconteceu há quase 10 anos.

A atriz afirmou que, naquele período, ainda não tinha contato com debates sobre raça e outras pautas sociais. “Antes de eu me letrar sobre tudo, sobre raça, sobre gênero, sobre feminismo, é, eu era uma pessoa que faço parte dessa sociedade racista”, adicionou. Ela também disse que não evita discussões, mas que hoje reconhece limites nas próprias reações e comportamento em situações de conflito.

Em 2016, Luana Piovani respondeu uma seguidora que criticava um ensaio feito por ela para a Playboy. A repercussão foi negativa, principalmente por conta de trechos da resposta que foram associados a referências racistas.

Na ocasião, ela escreveu: ““Amadinha tá seca de inveja né, entendo flor, com 18 anos, essa fuça de nariz abertão, progressiva no cabelo, não é fácil me aceitar musa, chora fiota, chora”.

Ao comentar o caso recentemente, a atriz afirmou que não lembra exatamente o que motivou a resposta mais dura. “Eu não eu falando que tá certo, não. Só estou falando que eu aprendi e que hoje, quando eu vou discutir com alguém e estou afim de encher o saco, eu não falo esse tipo de coisa”, adicionou.

Ela também disse que não considera relevante justificar o contexto da ofensa. “Não me interessa o que foi que essa moça veio me falar para que eu a agredisse dessa maneira, porque eu estou errada e não me interessa o que ela falou”, destacou Luana Piovani.

Segundo ela, a maturidade trouxe uma mudança de postura em debates públicos. “E eu também levei muitos anos a aprender a não ter a tal da réplica. Foi uma amiga minha que chegou para mim uma vez e falou: “Luana, para de jogar luz onde tem treva. Para de jogar luz aonde, sabe? Porque você é muito iluminada. Daí quando você vai lá e fica batendo boca, você tá jogando luz nesse pessoal que não merece e eu também aprendi. Só que eu aprendi há menos anos do que 10. Então é isso, gente.”

A atriz afirmou ainda que está preparada para lidar com consequências do que disse no passado. “Eu falei, fui racista, errei e já estou estudando há muito tempo. Já não comento mais esse tipo de imbecilidade, porque isso não é nem erro, né? Isso é uma coisa que vai além de um simples erro”, adicionou.

Por fim, declarou que não teme reações mais duras ao caso. “Eu fui racista em 2018 e eu estou aqui. Vocês podem me crucificar, podem me cancelar, vocês podem fazer o que vocês quiserem”, finalizou.

MARCADO:
Compartilhar este artigo