Um ataque a tiros em uma escola de ensino médio no centro das Filipinas resultou na morte de três estudantes e deixou outros sete feridos nesta segunda-feira (22), segundo informações da polícia regional filipina.
O caso ocorreu na Escola Nacional San Jose, na cidade de Tacloban, durante o período da manhã. Os dois suspeitos, de 14 e 15 anos, foram detidos ainda no local e estavam armados com uma pistola cada um. As vítimas e os autores dos disparos estudavam na mesma instituição, conforme informou o chefe da polícia regional, brigadeiro-general Jason Capoy.
As autoridades abriram investigação para apurar o que motivou o ataque dentro da escola pública, que atende mais de 1.500 alunos. Em depoimento inicial, os dois adolescentes, que seriam amigos próximos, afirmaram ter sofrido episódios de bullying no ambiente escolar, embora a polícia não tenha detalhado essa versão.
Os suspeitos não tinham histórico criminal conhecido, e ainda não há esclarecimento sobre como obtiveram as armas utilizadas no crime. De acordo com a polícia, a entrada das pistolas no campus teria sido facilitada pela presença de apenas um segurança responsável por monitorar diferentes acessos da escola.
